NOTÍCIAS

Projeto brasileiro treina cães para detectarem mais de 40 tipos de câncer de mama

  • Forbes - Embora a pesquisa ainda esteja nas fases iniciais em solo nacional, o KDOG já existe na França há sete anos

Dentro de um laboratório, um circuito é montado com quatro cones que oferecem diferentes amostras de odores do corpo humano. Ônix, um pastor alemão, e Black, um pastor belga, passeiam pelo ambiente em busca de algo muito estudado pela medicina: a detecção do diagnóstico positivo de câncer através do cheiro - imperceptível para humanos, mas não para seus amigos de quatro patas. Treinados desde a ninhada, os cães oferecem 91,8% de certeza na detecção da doença.

O cenário descrito acima faz parte do projeto KDOG, que começou a ser organizado no Brasil há dois anos com o objetivo de ajudar no processo de triagem do combate ao câncer de mama em regiões mais afastadas do país, como populações indígenas e ribeirinhas. "A iniciativa não surge para substituir os protocolos tradicionais, e sim para ajudar a antecipar a constatação da doença em pessoas que não têm acesso fácil a exames como a mamografia", explica Leandro Lopes, responsável técnico e cinotécnico do estudo no Brasil.

Embora a pesquisa ainda esteja nas fases iniciais em solo nacional, o KDOG já existe na França há sete anos, elaborado especialmente para levar chance de diagnóstico precoce para países com baixa qualidade de vida. "Na França, a cada 15 minutos de caminhada existe um local para fazer mamografia. Lá, o sistema de saúde é muito diferente", destaca Lopes, que teve a oportunidade de assistir o avanço da iniciativa no exterior e percebeu que já tinha passado da hora de trazê-la ao Brasil. 

"Há dois anos entramos em contato com eles e, no ano passado, conseguimos a parceria", diz o pesquisador, que atualmente trabalha em Petrópolis, Rio de Janeiro, junto com os médicos oncologistas Carla Ismael e Christian Domenge, vinculados à Sociedade Franco Brasileira de Oncologia (SFBO). "Quando eu cheguei no laboratório da França, a primeira detecção que assisti foi muito marcante. Tive a certeza daquilo que vinha estudando e no qual acreditava há anos."(Forbes)


Brasil: Quase 5 milhões se recuperaram da covid-19 Anterior

Brasil: Quase 5 milhões se recuperaram da covid-19

SC: Estado confirma 261.543 casos, 246.376 recuperados e 3.129 mortes por Covid-19 Próximo

SC: Estado confirma 261.543 casos, 246.376 recuperados e 3.129 mortes por Covid-19

Deixe seu comentário